Atendimento Psicológico Individual
Seu principal objetivo é levar a(o) paciente à ampliação do autoconhecimento, por meio da interpretação da sua história pessoal e familiar, mundo psicológico, emoções, personalidade, desenvolvimento e sexualidade. Utilizo uma técnica chamada escuta ativa, com a qual ouço o paciente verbalizar sua história de vida, seus motivos e seus dramas pessoas, em um contexto de não julgamento e aceitação de sua realidade. Interpreto o que é trazido a partir da teoria psicológica que me embasa, que se chama teoria sistêmica. Assim, é possível ampliar o entendimento de sentidos e significados individuais, aumentando o bem estar emocional.
Supervisão em Psicologia Clínica
É desejável que psicólogas(os) invistam em sua formação profissional de forma continuada. Ao longo de suas carreiras, a supervisão é entendida como parte essencial para que possa oferecer serviços psicológicos com excelência técnica, ética e científica. Supervisora e supervisionada(o) aprimorarão a prática psicológica. A partir da discussão de casos reais, identificam-se os principais problemas e elaboram-se novas estratégias de condução do processo. Com isso, a psicóloga(o) poderá encantar seus pacientes, oferecendo mais qualidade, o que resulta em crescimento do seu consultório. Minha abordagem é a Teoria Sistêmica, mas meu foco está na prática com famílias, casais, sexualidade e violência sexual, e não apenas nos aspectos teóricos da intervenção.
Atendimento Psicológico de Casais ou de Famílias
As crises nos sistemas conjugal e familiar são previsíveis e praticamente inevitáveis ao longo de nossas vidas. A relação afetiva entre seus membros pode se tornar cronicamente marcada por conflitos não resolvidos, falta de diálogo e de entendimento recíproco, o que aumenta a ansiedade, a tensão, a dor emocional e pode provocar até mesmo violência doméstica. Quando o casal adoece a relação afetiva, os padrões de interação, comportamentos e emoções se tornam negativos, rígidos e estereotipados. O atendimento psicológico de casais analisará a relação e esses padrões para atuar na mudança das maneiras disfuncionais de agir. Atendo casais casados ou namorados de qualquer orientação sexual. A abordagem que me embasa é a teoria sistêmica, que entende os indivíduos como participantes de um sistema de relações, em um contexto que é mais amplo do que o individual ou intrapsíquico.
Assistência Técnica Judicial
Com larga experiência em análise da produção de documentos escritos, tenho atuado como assistente técnica judicial há 20 anos, com especialização em Psicologia Jurídica. Nesta função, assessoro advogadas(os) para elaborar quesitos para a(o) perita(o) responder, acompanhar os procedimentos periciais e, principalmente, analisar técnica e cientificamente o laudo pericial elaborado pela(o) perita(o), conforme a Resolução CFP 08/2010. O resultado deste trabalho é um documento escrito chamado parecer psicológico, a ser anexado ao processo jurídico, que pode ou não ser utilizado pelo(a) advogado(a) contratante.
Terapia Sexual Individual ou de Casal
Quando a principal queixa do paciente é a sexualidade, a causa do problema pode ser emocional, relacional, orgânica ou social. Nos meus 20 anos de atendimento psicológico nesta área, constatei que a ejaculação precoce é a queixa mais comum nos homens e a falta de desejo sexual nas mulheres. A terapia sexual pode ser individual ou de casais e geralmente tem resultados excelentes porque se utiliza de técnicas simples e esclarecedoras. Ela melhora a qualidade de vida, pois a saúde sexual é considerada pela Organização Mundial da Saúde como um dos componentes da saúde geral. Neste Segundo Silva (2015, p. 159), ela deve “(...) auxiliar a alterar o foco do desempenho sexual para a vivência de prazer, permitindo a descoberta de novas formas íntimas e eróticas de comunicação.’’ Neste atendimento psicológico, analisa-se emoções como medo, culpa, raiva, tristeza, alegria e nojo, que constituem a história sexual individual, moldada pelos parâmetros definidos pela sociedade, que produz significados sobre a saúde e o adoecimento da sexualidade humana.
Supervisão em Psicologia Jurídica
Ofereço orientação, direção, clareza e acompanhamento para psicólogas que estão desenvolvendo ações em Psicologia Jurídica, tanto para peritos, como também para assistentes técnicos.
INSTAGRAM @drakarenesber
LINKEDIN Karen Esber